PUBLICAÇÕES

LIVROS PARADIDÁTICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES DE DOZE A QUINZE ANOS

  • Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. Editora Scipione. São Paulo, 199
  • Momentos de Decisão. Em Co-autoria. Editora Scipione. São Paulo, 1997
  • Não Acredito em Branco. Em Co-autoria. Editora Scipione. São Paulo, 1996
  • Aprendendo com Mapas - Alfabetização Cartográfica - Obra em oito volumes para o Ensino Fundamental. Editora Scipione, 1997 (Esgotado e não reeditado)
  • O Estranho mundo dos Higeus – Em Co-autoria. Editora Scipione. São Paulo. 1999

 
LIVROS PARA ESTUDANTES DE DOZE A DEZOITO ANOS

  • A Grande Jogada. Manual Construtivista sobre Como Estudar. Editora Vozes. Petrópolis, 1997
    • Guia para estudantes construírem processos e esquemas de aprendizagem, preparação de pesquisas, leitura e interpretação de textos, formas de trabalhar a memória, atenção e auto-estima.
  • A Inteligência Emocional na Construção do Novo Eu. Editora Vozes. Petrópolis, 1997
    • Uma abordagem inteiramente estruturada na forma de diálogo, explicando o que atualmente as ciências da cognição pesquisam sobre temperamento, caráter, auto-estima e inteligências múltiplas. Obra traduzida para o espanhol e publicada em Barcelona pela Editora Gedisa.

LIVROS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AOS FILHOS

  • A Construção do Afeto. Augustus. São Paulo. 1999
    • Linhas procedimentais e estratégias para que os pais possam estimular de forma consistente e significativa as diferentes potencialidade das inteligências, da vida intra-uterina até os doze anos de idade.
  • A Teoria das Inteligências Libertadoras. Vozes. Petrópolis. 2000.
    • Abordagem sobre novas pesquisas em neuropedagogia e proposta de intervenção de pais e de educadores para estímulos diferenciados em crianças até doze anos de idade. Obra traduzida para o espanhol e publicada em Barcelona pela Editora Gedisa.
  • A alfabetização moral em sala de aula e em casa, do nascimento aos 12 anos. Fascículo 6 - na Sala de Aula. Vozes.2001
    • Como o título sugere, esse fascículo discute as idéias de Piaget sobre a educabilidade moral e propõe linhas procedimentais e estímulos para que pais e professores propiciem um melhor crescimento emocional da criança.
  • Jogos para o bem falar: Homo Sapiens, Homo Loquens. Editora Papirus.
  • Guia para a estimulação do cérebro infantil - Do nascimento aos três anos. Editora Vozes. 

LIVROS PEDAGÓGICOS PARA ESTUDANTES (LICENTURAS E PEDAGOGIA) E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

  • As Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos. Editora Papirus. 1998
  • O Mundo em Suas Mãos. MiniAtlas. Editora Scipione. São Paulo. 1998. Esgotado e não reeditado
  • Atlas Geográfico Escolar. Editora Scipione. São Paulo. 1998
  • A Dimensão de uma Mudança. Editora Papirus. 1999
  • Alfabetização Emocional: Novas estratégias. Vozes. Petrópolis. 1999
  • Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Vozes. Petrópolis. 1999
  • Que é o Projeto 12 dias/12 minutos. Fascículo 1. Na Sala de Aula. Vozes. 2001
  • Como transformar informações em conhecimento. Fascículo 2. Na Sala de Aula. Vozes. 2001
  • Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Fascículo 3. Na Sala de Aula. Vozes. 2001
  • Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Fascículo 4. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • O lado direito do cérebro e sua exploração em sala de aula. Fascículo 5. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • A alfabetização moral em sala de aula e em casa, do nascimento aos 12 anos. Fascículo 6. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • Um método para o ensino fundamental: O Projeto. Fascículo 7. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • Como desenvolver as competências em sala de aula. Fascículo 8. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • A Memória. Fascículo 9. Na Sala de Aula. Vozes.2002
  • Professor bonzinho = aluno difícil. Disciplina e indisciplina em sala de aula. Fascículo 10; Na Sala de Aula. Vozes. 2002
  • A avaliação da Aprendizagem Escolar. Fascículo 11. Na Sala de Aula. Vozes. 2002
  • Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula. Fascículo 12. Na Sala de Aula. Vozes. 2002
  • Glossário para Educadores (as). São Paulo. Vozes. 2002
  • Novas Maneiras de Ensinar. Novas Formas de Aprender. ArtMed. 2002
  • As Inteligências Múltiplas. Editora Salesiana. São Paulo. 2001
  • A sala de Aula de Geografia e História. Editora Papirus. 2001
  • A Atividade Lúdica e a Empresa / O Jogo e o Brinquedo na Escola / Alfabetização Emocional: ciência ou mistificação. Parte da obra Brinquedoteca – A criança, o adulto, o lúdico. Editora Vozes. Petrópolis. 2001
  • Trabalhando habilidades, construindo idéias. Editora Scipione. Coleção Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo. 2001
  • Resiliência - A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Editora Vozes. São Paulo. 2003
  • A criatividade na sala de aula. Editora Vozes. São Paulo. 2003
  • O jogo e a educação infantil. Editora Vozes. São Paulo. 2003
  • Relações pessoais e auto estima.
  • Educação Infantil– Prioridade Imprescindível. Editora Vozes. Petrópolis, Rio de Janeiro.

  • Aprendendo o que jamais se ensina – O que é? Como? Edições Livros Técnicos. Fortaleza, Ceará.

  • Educação: 40 Lições da sala de aula. Editora Positivo. Curitiba, Paraná. 2004.

  • A linguagem do afeto - Como ensinar virtudes e transmitir valores. Editora Papirus. Campinas, São Paulo. 2005

  • A Arte de Comunicar. Editora Vozes. São Paulo. 2005

  • O Cérebro e a Educação. Editora CEITEC. Florianópolis. 2005

  • Auto Estima e seu desenvolvimento em crianças de até seis anos de idade. Editora CEITEC. Florianópolis. 2005

  • O que mais me perguntam sobre educação infantil (do nascimento até os seis anos). Editora CEITEC. Florianópolis. 2005

  • Bilhete ao Pai. Editora Vozes. São Paulo. 2005

  • Diário de um Educador. Editora Papirus. Campinas, São Paulo. 2007

  • Professores e Professauros. Editora Vozes. São Paulo. 2007

  • Pais e Educadores estimulando inteligências para o amanhã. IMEPH. Forteleza, Ceará. 2008.

  • Guia para a estimulação do cérebro infantil - Do nascimento aos três anos. Editora Vozes. 

LIVROS COM CRÔNICAS, ARTIGOS E ENSAIOS SOBRE TEMAS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO ESCOLAR, A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, ESTÍMULOS, ESTRATÉGIAS DE AULA, MOTIVAÇÃO, MEMÓRIA, ATENÇÃO E AUTO-ESTIMA.

  • Marinheiros e Professores. Editora Vozes. Petrópolis, 1998
  • Marinheiros e Professores II – Diálogos Surrealistas. Editora Vozes. Petrópolis, 2002
  • Antiguidades Modernas – Crônicas do Cotidiano Escolar. Editora Artmed. 2003
  • Viagens ao redor de uma sala de aula. Editora Ao Livro Técnico. Fortaleza, Ceará.
  • Casos, fábulas, anedotas ou Inteligências, capacidades, competências. Editora Vozes, 2003
  • A Prática de Novos Saberes. Editora Ao Livro Técnico. Instituto Meta de Educação e Pesquisa. Aldeota, Fortaleza, Ceará
  • Ser Professor Hoje. Editora Ao Livro Técnico. Instituto Meta de Educação e Pesquisa. Aldeota, Fortaleza, Ceará

OBRAS PEDAGÓGICAS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS

  • O que mais me perguntam sobre... Indisciplina e Violência. CEITEC EDITORA. Florianópolis. 2003
  • O que mais me perguntam sobre... Inteligências Múltiplas. CEITEC EDITORA. Florianópolis. 2003
  • O que mais me perguntam sobre... Cibercultura e hiperespaço. O computador na Sala de Aula. Editora CEITEC. Florianópolis, 2003.

OBRA SOBRE PROBLEMAS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

  • Miopia da Atenção – Problemas de Atenção e Hiperatividade em Sala de Aula. Editora Salesiana. São Paulo. 2001

FITAS DE VÍDEO E CDs GRAVADOS E COMERCIALIZADOS
CD – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCADORES SALESIANOS

  • Transversalidade e inteligências múltiplas. Editora Salesiana. Tel. (11) 3225-5800

FITAS DE VÍDEO

  • Auto-estima na educação. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Práticas em Inteligências Múltiplas. Volume I. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Práticas em Inteligências Múltiplas. Volume II. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Capacidades, habilidades e competências. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • 10 histórias exemplares. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Disciplina e Indisciplina na Escola. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Organizando o Estudo e o Aprendizado. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Memória e Criatividade na Educação. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • A prática de novos saberes. Entrevista concedida a Amélia Albuquerque. IMEPH. Instituto Meta de Educação. Fortaleza / Ceará. (85) 261.1002. 309.40300
  • Ser professor hoje. Entrevista concedida a Amélia Albuquerque. IMEPH. Instituto Meta de Educação. Fortaleza / Ceará. (85) 3261-1002.
  • Novas situações de aprendizagem. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Inclusão e Pluralidade. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Como ensinar valores. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Marinheiros e professores. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690

OBRAS TRADUZIDAS PARA OUTROS IDIOMAS

  • Técnicas Pedagógicas de La Dinâmica de Grupo. Editorial Kapelusz. Buenos Aires. Argentina, 1975.
  • Manual de Técnicas: de Dinâmica de Grupo. Ludopedagógicas e de Sensibilizacion. Editora Lumen. Buenos Aires. Argentina.
  • Estimular Las Inteligências Múltiplea – Qué son, Cómo se manifestan, Cómo funcionan. Editora Narcea. Madri.
  • La teoria de las inteligencias libertadoras. Gedisa Editorial. Barcelona. 2001
  • El desarrollo de la personalidad y la inteligência emocional – diálogos que ayudan a crecer. Gedisa Editoria. Barcelona 2001.
  • Qué es el proyecto 12 dias / 12 minutos. Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Como transformar información en conocimiento? Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Como desarrollae contenidos aplicando das lnteligencias multiples?. Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Como identificar em usted y em sus alumnos las inteligencias multiples? Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Las Inteligencias Múltiples: como estimularlas y desarrollarlas.
  • El Gran juego. editorial San Benito. Buenos Aires. Argentina
  • Educar en las Emociones. Editorial San Benito. Buenos Aires. Argentina.
  • Metáforas para Aprender a Pensar. Editorial Nueva Palavra. México DC.

© CELSO ANTUNES Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste website e dos textos contidos nele poderá ser reproduzida ou transmitida sem a devida citação da fonte por qualquer forma e/ou qualquer meios (eletrônico ou mecânico, incluíndo fotocópia ou gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita do autor.