PROGRAMA ESTRADA PARA CIDADANIA: PROFESSORES TERÃO PALESTRA COM CELSO ANTUNES

images (1)O professor Celso Antunes, um dos maiores especialistas em Educação do país e autor de diversas publicações sobre o tema, oferece palestra aos educadores do Programa Estrada para Cidadania nesta quarta-feira, às 19h30, no Teatro Manuel Lyra, em Santa Bárbara D’Oeste. Neste primeiro encontro, participam educadores de escolas municipais de Americana, Cordeirópolis, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré.

Na palestra, que tem o tema “Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender”, Celso Antunes apresenta um debate sobre as transformações que a sociedade passa atualmente, por meio das novas ferramentas de comunicação, pela ampliação dos estudos sobre os processos de aprendizagem e até mesmo pelas mudanças na estrutura das famílias, com o papel cada vez mais relevante dos professores no processo de formação e educação das crianças.

imagesA partir deste contexto, o educador propõe um novo olhar sobre a interação entre professores e alunos, e como ministrar uma aula cheia de vida, emoção e dinamismo. Por meio de anedotas e estudos de caso, a palestra estimula uma aguda reflexão sobre a aula, o professor, o currículo, as linguagens, os recursos da escola e a avaliação significativa da aprendizagem escolar.

De acordo com a coordenadora do Programa Estrada para Cidadania, Hágatha Proença, a palestra integra o cronograma de atividades desenvolvidas para os professores. “Ao longo do ano letivo, os professores participam de diversas atividades, como as oficinas sobre educação e meio ambiente e palestra com profissionais renomados da área de educação, como nesta com o Celso Antunes. Estas ações têm o objetivo de contribuir com a formação contínua dos educadores”, destaca.

Celso Antunes

Celso Antunes nasceu em São Paulo, em 1937. Tem bacharelado e licenciatura em Geografia. Ele é especialista em Inteligência e Cognição e mestre em Ciências Humanas, pela Universidade de São Paulo. Celso Antunes é autor de mais de 180 livros didáticos e cerca de 100 publicações sobre educação, com obras traduzidas na Argentina, México, Peru, Colômbia, Espanha e Portugal.

O Estrada

O Programa de Educação de Trânsito Estrada Para a Cidadania, da Concessionária CCR AutoBAn, é desenvolvido em 210 escolas, envolvendo cerca de 40 mil alunos e 1.900 educadores em 15 cidades ao longo do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, com o objetivo de disseminar os conceitos de educação no trânsito e meio ambiente, contribuindo, desta forma, com as futuras gerações. O material é exclusivo e promove a transversalidade entre as disciplinas. Desde sua criação, em 2002, o Programa já beneficiou mais de dois milhões de crianças.

Palestra Celso Antunes

15 de abril, às 19h30, no Teatro Manoel Lyra – Rua João XXIII, 61, Centro, Santa Bárbara D’Oeste.

Número de educadores participantes: 600

Municípios convidados: Americana, Cordeirópolis, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré.

 

Confira, um depoimento de quem já assistiu a palestra: