PAPAI E MAMÃE – COMO RESPONDER DÚVIDAS INFANTIS?

SE VOCÊ DIZ QUE CIGARRO FAZ MAL, PORQUE O VOVÔ FUMA?

Geralmente alguns vícios praticados por adultos representam contradições chocantes para as crianças e, nesse caso, a melhor resposta deve ajudar a desenvolver a compreensão e a tolerância pela pessoa, ainda que não ocultasse o aspecto negativo do vício ou do habito que a criança observa e se surpreende.

Seu vovô fuma porque é adulto e os adultos têm direito de fazer algumas coisas que fazem mal à sua saúde. Talvez seu avô não goste de ser fumante, mas faz isso há tanto tempo que não consegue parar.

Existem alguns hábitos que devemos evitar porque fazem mal a saúde da gente e de quem está próximo, mas que fazemos há tanto tempo que parece que “grudou-se” em nossa maneira de ser. Esses hábitos se chamam “vícios” e devem ser evitados. Quando seu avô era criança não se sabia o que hoje sabemos sobre os perigos do cigarro para a saúde. Eram tempos que as revistas, o cinema e a televisão a toda hora mostravam pessoas fumando e, assim, muitas pessoas que a isso assistiam imitavam o que viam. Mais tarde, quando se descobriu o mal para a saúde que o cigarro causa, o vício já havia como que “grudado” na pessoa. Compreenda assim, querido, que a vovó não fuma por mal e o tal do vício faz parte delas como dirigir um carro ou assistir novelas pela televisão.

Os adultos têm direitos por serem adultos, mas nem por isso possuem todos os direitos e se podem fumar devem escolher lugares próprios para isso e distantes de pessoas que não adquiriram esse vício. Conheço fumante que odeiam ser fumantes, mas não largam esse vício que é sempre melhor nunca começar. Um fumante que conheço, por exemplo, tem raiva de ser fumante e fala que seu cigarro é um rolinho de papel com uma brasa em uma ponta e um bobalhão em outro.