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O PENSAMENTO OPERACIONAL OU UM GRANDE AMOR A BAIXO CUSTO – ESTÍMULO INTELIGENTE

19 de março de 2015

index-grande– Papai. Estou com sede, quero um copo com água!

– Aqui está, meu anjo. Agora que voce já matou a sede, por favor, me conte. Se um dia voce estivesse exatamente aqui e tivesse sede, sem ninguém por perto. Como faria para tomar água?

– Ah. Eu subia na cadeira e pegava a água!

– Como? Chegava à altura do filtro e colocava sua boca na torneira?

– Não, papai. Eu levava um copo!

– Excelente; Mas, digamos que não houvesse por perto copo algum?

– Ah, então eu usava uma caneca!

– E uma panela, por acaso, não servia?

– Ah, pai. A panela servia, mas ia ser mais difícil…

Horas depois ou no dia seguinte:

receita-fritada-de-forno-de-batata-e-queijo-e1363265231477– Mamãe, estou com fome. Você não poderia fazer uma omelete para mim!

– Claro que sim meu amor. Estava exatamente pensando nisso agora. Mas, enquanto preparo, por favor, me fale. Se voce tivesse que ensinar ao papai como fazer a omelete, como explicaria?

– É fácil, mamãe. Eu diria a ela para quebrar um ovo!

– Quebrar um ovo, meu bem. Como? Com um martelo?

– Não mamãe, não seja chata. Claro que ele quebraria um ovo no prato…

– Ah entendi! Ele colocaria um ovo sobre a mesa e bateria com força um prato em cima?

– Não. Não e não mamãe. Ele bateria com o ovo, bem devagarzinho na beirada do prato?

– Parabéns querida. Você é muito inteligente. Mas, e depois…

Para quem ouve esses diálogos, apenas a doçura de um desafio para crianças de quatro a seis anos. Diálogo descompromissado entre criaturas que se amam e admiram.

0000001339Para educadores e que conhecem os mistérios maravilhosos das árvores dos neurônios cerebrais uma conversa plena de desafios, ousadias ao pensamento. Um caminhar por estímulos ao apensamento operacional. Claro que não é necessário que a criança corra o risco do tombo ao subir na cadeira ou a aventura perigosa do fogão, mas é essencial que desafios dessa natureza sejam propiciados sempre sem excesso, pois estimulam a mente, exercitam experimentos, constroem e exploram mecanismos neurais de inteligência e criatividade.

Repare que os exemplos acima podem se multiplicar indefinidamente, não para serem usados até a tortura do enfado, mas para uma ou algumas vezes por dia, provocarem pensamentos operacionais e instigarem as inteligências. Qual o preço de atitudes como essas que a prática aos poucos transforma em saudável rotina?

Impossível quantificar. Não há preço algum, despesa nenhuma. Mas, se não existe preço, existe valor imenso, incomensurável. Pois ao instigar o cérebro infantil se ensina a pensar, se anima as inteligências.

Não existe herança maior para o futuro de uma vida que a ação inteligente de adultos que fazendo uso dessa admirável ferramenta, estão estimulando a mente, acordando sinapses, provocando operações cerebrais. Antes de tudo são estratégias que materializam o sentimento do cuidar, o despertar do amor.

 

 

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