O MOMENTO MÁGICO DA LEITURA

Habitue a criança a reservar um tempinho, ainda que não mais de 10 a 20 minutos por dia, para sua “Hora de Leitura”. Sempre que puder, acompanhe a criança dedicando-se também a essa breve leitura diária.

Não é necessário que se faça uma leitura compartilhada, mas é importante mostrar dedicação integral a esses minutos, você com seu jornal ou revista e a criança com qualquer livro que queira ler.

Procure não terminar esse breve momento sem fazer perguntas e elogios sobre o que a criança leu, quais fatos aprendeu, o que mais e o que menos gostou nas leituras feitas.

Invente um gostosa troca de informações contando o que de mais interessante, curioso ou engraçado descobriu em sua leitura, habituando-a a comentar também o que mais gostou. o que achou engraçado ou triste.

O bate-papo final não precisa durar mais que cinco minutos, mas se durar mais, usufrua o encanto desse momento, não se esquecendo de que dentro de algum tempo possa, talvez, estar perdido. A intensidade de uma empatia recíproca pode durar pouco, mas nunca se apagará das memórias.