A palavra “jogo” deve sempre inspirar alguma preocupação em pais e em professores. Existem jogos inócuos, jogos perigosos e jogos interessantes e estimuladores. Um jogo pedagógico é completamente diferente de um jogo esportivo ou outro de caráter lúdico e nem sempre quem os aplica, sabe identificar sua finalidade, emprega-lo de forma correta, e buscar avaliar seus efeitos na aprendizagem.
Um jogo pedagógico é sempre uma atividade coletiva mediada por regras e que possui um objetivo claramente definido e fácil de ser avaliado. Existem interessante jogos pedagógicos para facilitar a aprendizagem matemática, jogos para desenvolver o senso de espacialidade, jogos cinestésicos-corporais e outros, muitos outros. O que abaixo se apresenta, como sugestão, tem por objetivo ajudar crianças a perceberem as muitas dimensões de uma palavra, seu significado, sua face significante, sua forma de uso e a diversidade possível de seu emprego.
A atividade consiste em propor a uma ou mais crianças os desafios abaixo e, durante aproximadamente dez minutos, buscar uma interação, sempre com muito riso e em um clima de positiva competição:
¨ Qual a palavra maior?
Proponha pares de palavras sinônimas e solicite que identifique quais as mais extensas. Estimule seu emprego em sentenças.
¨ Palavras grandes (significantes) que expressam significados pequenos e vice-versa.
Mosquito, formiga, centopeia, caranguejo – leão, boi, mar, rio.
¨ Identificação de palavras com o mesmo sentido.
Leve as crianças a descobrirem que um mesmo significado pode ser representado por mais de uma palavra, como cão/cachorro, cama/leito, bonita/bela, saboroso/gostoso, menino/ garoto, etc.
¨ Identificação de palavras com mais de um significado.
Exercícios com homônimos podem ser trabalhados em frases, histórias ou mensagens. Exemplos: Manga, Canela, Asa, Pena e inúmeras outras.
- Sentenças incompletas.
Proponha sentenças a completar: Eu gosto muito de… Fico triste toda vez que… Se não fosse eu mesmo, adoraria ser… Amanhã será um dia excelente, se…