EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO II

Exercícios aeróbicos são excelentes para manter o corpo em forma, mas o cérebro com bem menos tempo também se beneficia de exercícios específicos. Depois dos primeiros, agora seguem mais alguns…

6. Experimente, pelo menos uma vez por semana, ligar o carro sem abrir os olhos. Valendo-se essencialmente do sentido táctil, apanhe a chave onde quer que atenha colocado, sente-se no banco, posicione corretamente a chave de ignição, prenda o cinto de segurança e imagine-se ligando o rádio, acessando o ar condicionado, o limpador de parabridas.

 

Essa ação dura menos de dois minutos, mas impõe expressiva ginástica mental que aguça seus sentidos e, entre outras, ajuda a aumentar um pouquinho sua inteligência espacial.

 

7. Procure descobrir algum meio de proporcionar ou ser beneficiado pela ação de uma carona solidária. Veja que pode se beneficiar, ainda que parcialmente, das pessoas com as quais estuda ou trabalha do percurso de que faz. Guiar o carro sozinho pouco acrescenta ao nosso relacionamento, mas uma carona solidária que conversa, conta piada, fala de seus problemas amplia nossa concepção de equipe e acorda sentimentos de solidariedade. “Exercício” excelente para sua inteligência interpessoal.

 

8. Jogue para longe sua timidez ou a tola impressão de que as pessoas com as quais convive estão apenas imersas em seus problemas. Habitue-se a dar bom dia para seus vizinhos, fazer breve comentário sobre sua elegância, elogiar sua postura. Ao comprar um jornal pergunte algo para o jornaleiro, para a garçonete que o atende, para a pessoa ao lado que parece distante. Quem faz das pessoas com que cruza seus parceiros de breves comentários amplia a área cerebral que controla a empatia e o poder de perceber o outro em si mesmo. Os resultados são tímidos a princípio, mas em pouco tempo voce perceberá quantas pessoas está a cada dia incorporando ao seu mundo e isso aumenta sua sensibilidade empática, uma das grandes ferramentas das inteligências pessoais.

 

9. Exerça com moderação, mas com persistência o hábito de compartilhar. Convide alguém para visitar sua sala, o vaso que cultiva o local que trabalha. Faça-se solidário e veja se as pessoas aceitam que voce também faça breves visitas. Interesse-se pelo mundo que o cerca, rompa essa tola barreira de solidão. Com algum tempo descobrirá que voce está a cada dia gostando de mais pessoas e que estas a cada hora estão gostando mais de voce. Nãos e esqueça que o verbo conviver, nada mais que a fusão de duas outras: viver + com.

10. Reserve alguns minutos por dia para desafiar seu cérebro para o inusitado, o incomum. Pergunte-se e responda, por exemplo, para que mais serve uma colher, um garfo, o clipe, um elástico, um chaveiro e tudo mais.

Quando possível, proponha que um amigo ou uma amiga se integre a voce nesses desafios cerebrais de ampliar os limites da livre associação. Essa atividade, quando realizada com um grupo, recebe o nome de brainstorming ou “tempestade cerebral” e amplia o poder de criatividade e melhora a perspicácia para compreender o diferente, pensar no inusitado, descobrir os muitos outros que moram dentro de voce.

11. Uma refeição pode se transformar em excelente exercício cerebral, pois ativa na pessoa os seus sistemas visuais, tátil, olfativo e gustativo. Por isso, “atire para longe essa mania de devorar apenas para matar a forme”, pois quem come usando todos os sentidos amplia a possibilidade de perceber o outro. Se essa experiência é maravilhosa quando realizada solitariamente, imagine seu fantástico poder quando compartilhada com parentes e com amigos. Experimente comer como gente, não como bicho.

12. Sempre que surgir uma oportunidade transforme-se em um “caçador de sons” e quando tiver um ou dois minutos livres, esteja onde estiver, converse consigo mesmo sobre os sons que chegam aos seus ouvidos, deduzindo o que significam de onde provém. Voce certamente ficará surpreso em perceber o quanto progride. Se contar com um parceiro ou parceira, faça um desafio para compartilharem essa “caçada” e verá como sua inteligência interpessoal se amplia e como a cada dia voce sente melhor o outro ou os outros em si mesmo.