AULA DE GEOGRAFIA

– A aula de hoje queridos alunos é sobre um dos países de nosso tempo. Apresentarei suas características, mas não fornecerei seu nome e a tarefa de vocês, organizados em grupos, será uma pesquisa em que buscarão descobrir a qual país me refiro.  Lembro que nosso planeta abriga atualmente mais de duzentos países e um, e somente um, deverá ser identificado pelas pistas que darei.

Então, vamos a elas:

  •  O país que agora oculto é uma nação tropical, abençoada por Deus e bonita por natureza;
  • É um país em que o poder emana do povo, pelo povo e para o povo. Nesse país a justiça é cega e, assim, ricos e pobres, negros, brancos e mestiços são iguais perante as leis.
  • É uma parte do mundo que acredita piamente que com povo nas ruas, um juiz corajoso e promotores destemidos podem acabar, total e definitivamente, com a corrupção.
  • É uma nação que o povo é honesto, íntegro e trabalhador, mas seu progresso não acontece porque se acredita que os administradores públicos são ladrões, os funcionários públicos incompetentes e reféns da burocracia.
  • O povo desse país sabe que dia menos dia o país receberá um Óscar, um prêmio Nobel e que está a um passo de descobrir uma vacina definitiva contra o câncer.
  • O país perdeu a Copa do Mundo que com muito custo e dívidas organizou, mas tudo isso ocorreu por culpa de um técnico incompetente e uma impressa derrotista. Tem a certeza de ganhara, entretanto, a próxima Copa porque tem o melhor camisa dez do planeta.
  • É um país de natureza exuberante, florestas frondosas, rios colossais e a terra mais fértil do mundo. Solo em que, se plantando, tudo dá.
  • Os professores dessa pátria gloriosa recebem polpudos salários, mas estudam muito e se atualizam sempre, pois sabem que somente o empenho do mestre e a dedicação dos alunos poderão resolver as poucas mazelas, ainda pendentes, nessa terra gloriosa.

– Finalmente, prezados alunos, é um país que ao criar o Estatuto do Idoso trouxe fartura e conforto aos velhos, o Estatuto do Torcedor acabou com o perigo nas gerais e arquibancadas e a Lei Maria da Penha eliminou as mulheres do insano rigor do machista. Pois bem, o desafio aí está e creio não ser difícil descobrir que país é esse e porque em seu solo se abriga a mais íntegra, feliz e harmoniosa população deste nosso indigente, poluído e injusto planeta.